Este equipamento permite avaliar a capacidade de expansão do milho pipoca, fator que determina a qualidade deste milho. A capacidade de expansão é a relação entre o volume de grãos e o volume de pipoca expandida. Esta característica está associada à maciez e ao valor comercial, os quais aumentam com a capacidade de expansão.

O instrumento desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária e adotado pelo Ministério da Agricultura, possibilita a avaliação quantitativa da expansão do milho por meio de controles automáticos de leitura da temperatura e de seu ajuste na câmara pipocadora, associados a um controlador da velocidade de mistura dos grãos do milho pipoca.

A capacidade de expansão do milho pipoca é uma característica condicionada por fatores genéticos de herança quantitativa e que pode ser melhorada por seleção. A umidade dos grãos e a temperatura em que são expandidos influem na capacidade de expansão. O teor ideal de umidade para pipocamento varia em função do tamanho da semente, estando em média, em torno de 12%.

A produção de variedades de milho adaptadas a diversas regiões brasileiras, as quais são produzidas por técnicas de melhoramento genético, visam a obtenção de cultivares de milho de pipoca com alta capacidade de expansão e bons caracteres agronômicos. A Embrapa verificou uma grande carência de instrumentação adequada, confiável e com bons níveis de automatização que possibilitassem, com garantia, bons diagnósticos para o desenvolvimento de programas de melhoramento do milho pipoca.